Entenda como funciona a reciclagem de baterias
A bateria automotiva é um dos produtos mais recicláveis do mundo, podendo ser reaproveitada quase que completamente e trazendo diversas vantagens. Ainda assim, poucas pessoas sabem desses benefícios ou como realizar corretamente o descarte da bateria do seu automóvel.
A cultura da reutilização de descartes vem sendo trabalhada há anos, mas o foco mantém-se em papéis, plásticos, vidros e outros materiais mais comuns na rotina do brasileiro. Entretanto, é preciso acrescentar o conhecimento sobre a importância e o modo correto de reciclar pilhas, baterias e outros itens considerados perigosos.
Neste texto, explicaremos melhor sobre como funciona a reciclagem de baterias, quais são os fins de seus componentes reutilizados, suas vantagens na busca pela sustentabilidade e como você pode ajudar nesse processo. Boa leitura!
A importância da reciclagem de baterias
Toda reciclagem mantém um papel muito importante para a preservação da natureza, e com as baterias automotivas não seria diferente. Muitas vezes, por falta de informação, o descarte é realizado de forma incorreta jogando-as em lixo comum. Entretanto, essa prática pode ser nociva tanto para nossa saúde quanto para o meio ambiente.
Qual é a composição da bateria automotiva?
Para uma melhor compreensão da importância da reciclagem de baterias automotivas, vamos rapidamente entender a composição de uma. A bateria do seu veículo é recarregável e é do tipo chumbo-ácido.
São chamadas assim porque são formadas por placas de chumbo metálico e por placas de chumbo revestidas de óxido de chumbo IV – ambas ficam mergulhadas em uma solução líquida de ácido sulfúrico. Essa composição produz energia elétrica para o automóvel e é mais resistente a cargas e descargas de energia brusca.
Todos esses componentes, apesar de efetivos para as necessidades de um carro, são constituídos por elementos considerados nocivos para os seres humanos, animais e meio ambiente quando descartados de forma indevida.
Como descartar a bateria automotiva?
A reciclagem de baterias automotivas tem um papel muito importante na preservação do meio ambiente.
Para que o ciclo de 99% de reaproveitamento dos componentes de uma bateria seja possível, elas precisam ser descartadas corretamente. Se você estiver juntando o material em casa, armazene-as em local isolado, e de preferência, coloque em sacos plásticos resistentes para que não haja contato com umidade e/ou possíveis vazamentos.
Depois disso, o próximo passo para realizar um descarte consciente é pensando nos locais de coleta. Os principais pontos físicos para descarte são em oficinas e lojas revendedoras, que devolvem as peças descartadas para os fabricantes que, por sua vez, enviam novas baterias para os pontos de venda.
Por isso, encontre um local de descarte oficial mais próximo para que suas baterias sejam recicladas de maneira correta. E lembre-se: nunca jogue sua bateria no lixo reciclável convencional ou em lixões a céu aberto na natureza.
Pensando também no processo de reaproveitamento, as partes sólidas (como os plásticos e metais) e líquidos (como os eletrólitos), quando esgotadas, passam pela reciclagem segura e dão origem a novas baterias. Sendo assim, não se preocupe, os novos produtos continuam seguindo os mesmos padrões de qualidade das originais.
Conheça o conceito de Economia Circular
A Heliar é comprometida com a sustentabilidade e possui um programa de reciclagem de baterias!
Comprometida com o meio ambiente, a produtora das baterias Heliar, a Clarios, opera globalmente no modelo de economia circular mais bem sucedido do planeta. A economia circular é o conceito que busca o desenvolvimento econômico por meio da melhor utilização de recursos naturais, mas também pela otimização dos processos de reciclagem.
O objetivo é evitar que os componentes nocivos da bateria cheguem ao meio ambiente através da informação e da prática. O programa ajuda e recicla 98% do volume de baterias produzido, sendo assim, para cada nova bateria produzida, uma é reciclada.
As ações voltadas para a reciclagem de baterias são somente uma das práticas de fortalecimento do comprometimento da marca com a melhoria contínua de redução de impactos ambientais.
Para a redução da poluição, o trabalho visa minimizar os impactos na atmosfera e a geração de resíduos de chumbo. Saiba mais sobre a responsabilidade global de sustentabilidade da Clarios e faça parte da mudança!
Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de mais informações importantes sobre o universo automotivo e outras de nossas responsabilidades? Acesse agora mesmo o blog Heliar!